top of page

O TURISMO, CULTURA E NATUREZA DO MARAJÓ

  • Foto do escritor: Revista Cabanos
    Revista Cabanos
  • 19 de abr.
  • 2 min de leitura

Por Marilene Garcia

A região do Marajó, devido às suas características socioambientais e à interligação com questões político-econômicas, tornou-se uma das principais regiões turísticas do Estado do Pará e da Amazônia brasileira. Isso se reflete no grande número de ações e políticas públicas implementadas em várias instâncias governamentais, evidenciando a importância atribuída a essa atividade na região.


O turismo no Marajó, enquanto parte das políticas públicas implementadas na Amazônia brasileira, teve seu início na década de 1970, principalmente devido às suas características naturais e à influência das elites latifundiárias sobre a administração pública do Estado. Com a implementação das políticas públicas estaduais de turismo nas décadas de 1970 e 1980, a cidade de Soure foi selecionada como um local com "vocação natural" para o desenvolvimento do setor turístico.


Somadas às suas características naturais, o Marajó apresenta uma grande diversidade sociocultural, observada na milenar cerâmica marajoara, de reconhecido valor arqueológico, que influencia a produção ceramista atual; na relação e profundo etnoconhecimento local sobre a natureza; em uma gastronomia com forte influência das culturas negras e indígenas; no universo folclórico de músicas, danças, cantos, histórias e tantas outras expressões da cultura e identidade marajoara.


A maior ilha costeira do Brasil e flúvio-marítima do mundo, a Ilha de Marajó, está localizada a 80 km de Belém do Pará. A cidade de Soure, conhecida como a cidade dos búfalos, é considerada a capital da Ilha de Marajó.


O município de Soure possui várias praias, incluindo: Praia do Pesqueiro, Praia da Barra Velha, Praia do Goiabal, Praia do Céu, Praia do Caju-Una, Praia do Araruna e Praia do Mata-Fome.


PRAIA DA BARRA VELHA


Assim que colocar os pés em Soure, a melhor opção é refrescar-se. Se a pressa for grande, a melhor escolha é a Praia da Barra Velha. Distante 3 km do núcleo urbano, ela possui uma beleza exuberante e vegetação de manguezais de grande porte. O acesso é rodoviário. Com uma infraestrutura modesta, é uma excelente opção para quem gosta de tranquilidade e tem espírito aventureiro – a praia é pouco frequentada.

Comments


Logo da Cabanos (chapéu de palha e facão) na cor branca. A a mesma do cabeçalho.

NOSSA VOZ FALA POR NÓS.

Revista Cabanos

Todos os direitos reservados

bottom of page