A obra está sendo desenvolvida por produtores paraenses
A criação “Disguiado” é uma produção independente que se passa no bairro da Terra Firme, em Belém - local de origem dos criadores - e é trabalhada em 5 capítulos. Na realidade distópica do projeto, o Brasil é regido por uma ditadura militar há mais de 20 anos, que afeta diretamente todos os tipos de atividades culturais do país. Para tentar salvar a sua cidade dos malefícios desse regime e alcançar a liberdade da população, o personagem Uelitom, protagonista da história, inicia sua jornada após descobrir que um objeto deixado por seu pai pode servir como principal ferramenta para enfrentar essas adversidades.
Os jogadores terão a oportunidade de ter contato com vários cenários das baixadas da capital paraense, com a trilha sonora baseada em músicas do gênero tecnobrega. Além disso, o próprio vocabulário do personagem contará com expressões típicas da região, tendo até as próprias legendas que irão “traduzir” os diálogos para uma melhor compreensão dentro da língua portuguesa para que jogadores de outras regiões consigam acompanhar, trazendo ainda mais da realidade da cidade para dentro da história do jogo.

Desenvolvida pela “Du Setor”, a obra é criada e roteirizada por Wescley Azevedo, que também é responsável pela dublagem do personagem Uelitom. Rodrigo Braga, um dos integrantes do time de desenvolvimento do jogo, afirma que o projeto foi idealizado com o objetivo de mostrar as realidades das periferias para além dos estereótipos de marginalização e dos cenários da região sudeste: “O meu primo, junto com o amigo dele que mora em São Paulo, conseguiram aprovar um edital da secretaria de Cultura do Pará com a história do jogo, e pelo edital ser daqui, eles queriam trazer algo mais regional. Inclusive, há outros jogos que exploram a temática das lendas da Amazônia, só que isso é algo muito reproduzido, então esse amigo do meu primo, que é roteirista do jogo, quis mudar o foco e trazer algo mais ligado com a nossa música, pro nosso dia a dia mesmo. Nisso eu fui convidado para fazer parte desse projeto.”
Sobre o lançamento, Rodrigo informou que a equipe do Disguiado está desenvolvendo uma demo, que servirá como amostra, a fim de atrair os olhares dos investidores e futuros compradores da produção: “Está sendo desenvolvida uma demo que tem foco em conseguir investidores porque a produção de um jogo é cara e não tem como ser bancada por nós mesmos, e talvez lançar essa demo para atrair logo essas pessoas que vão querer comprar o jogo.”
Segundo o entrevistado, o jogo será lançado nas plataformas de PC e console, por enquanto, sem o modo de multijogador.
O teaser lançado no dia 1° de Julho trouxe uma prévia de como será a obra na sua versão final, confira abaixo:
Disguiado tem previsão de lançamento para o início de 2025.
Por Iago Vinagre e Yasmin Ribeiro
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